terça-feira, 8 de maio de 2012

Olio D'Oliva Extra Virgem

Como sou uma apaixonada por azeite sempre tenho duas ou três garrafas abertas em casa para diferentes tipos de receitas e como cozinho quase tudo com azeite gostaria de postar aqui para vocês umas dicas e uns conselhos para aproveitar melhor essa delicia na cozinha. 
A escolha certa
Um bom azeite não é barato, mas certamente é um ótimo investimento. Tenha sempre à disposição pelo menos 2 tipos. Um mais delicado para o dia-a-dia e outro mais frutado para ocasiões especiais. Em algumas lojas, pode-se até degustar e assim descobrir seu sabor perfeito.



Extravirgem
Compre azeites que exibam o termo ''extravirgem'' no rótulo. Contêm apenas azeitonas e nada mais. A qualidade depende do clima, das oliveiras e principalmente, do processamento. Procure no rótulo a região de origem e informações adicionais de qualidade. Lembre-se de que a cor nem sempre é um indicador seguro de pureza.


Ao natural
Para apreciar um bom azeite ao natural, verta um fio de azeite sobre um pedaço de (bom) pão (ciabatta, italiano ou baguete), sobre uma bruschetta de tomate ou, simplesmente tempere espaguetes. Acrescente alho, pimenta calabresa e um pouco de salsinha.






Frituras
Pode-se usar azeite extravirgem para frituras, pois ele suporta altas temperaturas (até 180ºC).

Azeites aromatizados
Faça você mesmo! É muito fácil e o resultado é delicioso.


Para um azeite aromatizado com alho, basta mergulhar 6 a 8 dentes de alho (sem o germe verde) por 3 dias num frasco com azeite (250 ml). Consuma rapidamente. Prático e ideal para molho de tomate.
Para realçar o sabor das saladas, pique um pouco de majericao ou salsinha e coloque 100 ml de azeite. Use nas 24 horas seguintes.

Conselho para amadores
Os azeite delicados e leves como os da Ligúria e da região do Lago de Garda casam muito bem com pratos de sabor mais suave, como peixes. São perfeitos para molho pesto ao manjericão ou para dar uma consistência crocante a massa de torta salgada.

Azeites frutados e ligeiramente picantes, como por exemplo, os das colinas de Chianti, na Toscana, são mais indicados para saladas e bruschettas ou para aromatizar (após o cozimento) sopas, minestrones, massa com molho de tomate, sopa de feijão com macarrão ou simplesmente um bife.

Aqui vai umas receitinhas de azeites aromatizados. Vale a pena degustar !!!! hehehe

Azeite com kinkan:
- 100 ml de azite extra-virgem
- cascas cortadas de 6 laranjas kinkan (ou casca de 1 laranja ponkan)

Numa panela em fogo médio, coloque 100 ml de azeite extra-virgem e as cascas cortadas de 6 laranjas kinkan (ou casca de 1 laranja ponkan).
Deixe aquecer, mas não deixe ferver. Coe e transfira para uma vasilha para esfriar em temperatura ambiente. Sirva depois de frio.

Azeite com Anis Estrelado
- 100 ml de azeite extra-virgem
- 10 anis estrelado
Numa panela em fogo médio coloque 100ml de azeite extra-virgem e 10 anis estrelado. Deixe aquecer, mais não deixe ferver. Coe e transfira para uma vasilha para esfriar.

Azeite com ervas frescas:
-100ml de azeite extra-virgem
- 4 ramos de ervas (alecrim, sálvia, manjericão)
Numa panela em fogo médio, coloque 100ml de azeite extra-virgem e as ervas. Deixe aquecer, mas não ferver.
Coe e transfira para uma vasinha para esfriar em temperatura ambiente.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário