terça-feira, 16 de abril de 2013

Se a vida lhe der um limão...


Faça uma limonada!!! Esse e outros cítricos são indispensáveis para a saúde e essenciais no preparo das mais divertidas receitas.

 
Desde a descoberta de que as frutas cítricas evitam o escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C, limões e laranjas passaram a fazer parte da dieta obrigatória de marujos mundo afora - e de quem mais se preoucpa com a saúde. Além dos atributos nutricionais, os representantes do gênero Citrus têm diversas aplicações na cozinha. Raspas da casca dos cítricos são ideiais para perfurmar bolos e caldas e o suco evita a oxidação responsável pelo escurecimento de outras frutas. Pelo seu alto conteúdo de pectina, também são ótimos no preparo de geleias.
A chef e confeiteira Cristiane Maccarone, professora de gastronomia da Universidade Estácio de Sá, dá dicas de como utilizar algumas variedades dessas frutas.

Limão-Siciliano: De cor amarela, é o verdadeiro limão, originário da Índia. Com sabor e perfume delicados, costuma ser o preferido dos cozinheiros. ''É um cítrico fácil de trabalhar tanto em pratos salgados quanto doces'', explica Cristiane. Uma sugestão é salpicar raspas da casca em massas com frutos do mar. Na cozinha marroquina, é comum consumi-lo em conservas.

Laranja: As primeiras laranjeiras nasceram, possivelmente, no sul da China e no nordeste da Índia. Esse cítrico chegou ao Brasil com os portugueses e apresenta diversas variedades. Largamente consumida in natura ou em sucos, ela também pode substituir o limão em alguns preparos. ''Em gomos, misturada à cebola fatiada e à maionese, é uma delicia para acompanhar um churrasco'', ensina Cristine.

Limão-Taiti: O limão mais popular no Brasil é, na verdade, uma lima ácida, surgida do cruzamento entre a lima e a cidra. Muito utilizado em tempero e marinadas, também entra na elaboração de geleias e bolos.

Lima-da-Pérsia: A limeira, natural da região indo-malaia, chegou a terras brasileiras no peródo colonial . Varia muito de sabor e tamanho, mas, no geral, é levemente amarga - e imabtível nas caipirinhas.

Grapefruit: Muito usada em sorvetes e consumida no café da manhã em alguns países, essa fruta de polpa rosada (ou branca, dependendo da variedade) não é das mais conhecidas por aqui. ''Por ter um sabor amargo, não é muito do gosto dos brasileiros'', diz Cristiane Maccarone. Ela sugere usá-la em sobremesas, misturada com outros cítricos, para equilibrar o paladar. 

Tangerina: Na Ásia, é cultivada há mais de 2 mil anos. Com gomos fáceis de separar, é ideal para ser comida fresca, mas também rende sucos maravilhosos. Tem diversas variedades, com casca lisa, enrugada, grossa ou fina. Cristiane também indica seu uso em sobremesas, como cheesecake, e em compotas. Vai bem em molho para saladas e no tempero de ceviches.

Depois de saber um pouco mais sobre os cítricos que tal ir para a cozinha e abusar das dicas???

Fonte: Revista Casa e Comida

Nenhum comentário:

Postar um comentário