quarta-feira, 20 de agosto de 2014

 
E hoje uma matéria e uma receita criada e adaptada por nós saiu no jornal A cidade. Um toque francês para o nosso brasileirissimo brigadeiro.
 
 
20/08/2014 - 13:30
Jornal A Cidade - Jacqueline Pioli
Silva Júnior/ME
Aline Zaccaro, formada em gastronomia, cria receitas de brigadeiro em um canto de sua casa. (Foto: Silva Júnior/ME)
A gastrônoma Aline Carla Zaccaro, de 29 anos, transformou o quarto de costura da mãe dela, na casa no Parque das Andorinhas, em uma cozinha cor de rosa e com todos os utensílios necessários para fazer brigadeiros gourmet.
Aline se preocupou com cada detalhe. Até os puxadores das gavetas lembram a especialidade dela, o brigadeiro.
O bom gosto e o capricho com a decoração não aparecem apenas nos móveis e objetos da cozinha. Os doces produzidos no cantinho da Aline são de dar água na boca só de olhar. Um exemplo é o da foto acima, um creme brûlée de brigadeiro belga. (Veja a receita abaixo).
O gosto de Aline pela culinária começou cedo. “Eu tinha 12 anos e gostava muito de ver programas culinários na televisão. Quando terminei o colegial, queria estudar gastronomia, mas ainda não tinha em Ribeirão. No ano seguinte, abriu um curso e eu fiz”, conta a gastrônoma. Depois de formada, ela trabalhou em restaurantes e hotéis da cidade. Só mais tarde, percebeu que gostava mesmo era dos doces. Foi aí que resolveu abrir um negócio próprio.
“Comecei a fazer brigadeiros, mas só fazia de três sabores: branco, pistache e tradicional. Fazia na cozinha de casa mesmo e vendia para amigas. Depois, com o boom dos brigadeiros gourmet, vi a necessidade de criar outros sabores. Hoje, minha carta tem mais de 30 tipos”.
Aline busca receitas na internet e faz adaptações para deixar o doce com a identidade dela. O mais novo lançamento é o brigadeiro de licor de jabuticaba. O licor é preparado pela mãe de Aline.
“Eu experimento tudo o que faço, mas o pessoal daqui de casa que me diz se está bom ou ruim. A família adora fazer parte dos meus testes”.

Silva Júnior/ME
Aline deu toque francês à receita do brigadeiro. (Foto: Silva Júnior/ME)
Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de manteiga com sal
• 100 ml de leite
• 2 gemas de ovo
• 150 g de chocolate Belga
• 30 g de damascos cortados em cubinhos (meia colher de sopa)
• 1 colher (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Mexa e quando começar a derreter coloque as gemas com o auxílio de uma peneira, para não cair a película do ovo na mistura. Deixe cozinhando um pouco, até atingir 64ºC. Coloque a mistura em um refratário, acrescente os cubinhos de damasco por cima e leve ao forno por 35 minutos a 100ºC. Para finalizar, coloque açúcar e use um maçarico culinário para fazer a camada crocante.
Aline explica que fez uma adaptação de uma receita francesa. Segundo ela, creme brûlée quer dizer creme queimado e a base tradicional é feita com ovos, baunilha e creme de leite. “Como sou apaixonada por brigadeiro, adaptei a receita com ele que é um doce que todos gostam muito e remete àquele gostinho de infância. Mas, fiz uma receita para transformá-lo em gourmet”.
Aline diz que o doce é fácil de fazer e pode ser servido como sobremesa nos almoços de domingo com a família e até mesmo na ceia de Natal. “Às vezes, eu incluo castanha-de- caju ou nozes para deixar a receita ainda mais crocante e com gostinho de final de ano”.

Fonte: Jornal A cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário